Reino Unido vende banco<br>ao desbarato
A Virgin Money, subsidiária financeira do grupo Virgin, vai adquirir por 747 milhões de libras (875 milhões de euros) o Northern Rock, banco nacionalizado pelo Estado britânico em Fevereiro de 2008, quando se encontrava na falência.
A instituição, que se afundou na sequência da crise do subprime nos EUA, foi salva à força de injecções massivas de capital por parte do Banco de Inglaterra, estimadas em 25 mil milhões de libras (perto de 30 mil milhões de euros).
Já na altura, o grupo Virgin, do magnata Richard Branson, estava interessado em ficar com o banco, mas não aceitou as condições de saneamento financeiro propostas pelo governo, as quais passavam pela emissão de títulos de dívida garantidos pelo Estado.
Depois de nacionalizado, o banco foi então dividido em duas instituições, uma para as operações de retalho, cuja venda agora se concretiza, e outra para gerir os activos tóxicos que continuará sob a responsabilidade do Estado.
Apesar do ruinoso negócio para os cofres públicos, o ministro das Finanças, George Osborne, congratulou-se com este «primeiro passo no sentido de o contribuinte deixar de ser dono de bancos».