Reino Unido vende banco<br>ao desbarato

A Virgin Money, sub­si­diária fi­nan­ceira do grupo Virgin, vai ad­quirir por 747 mi­lhões de li­bras (875 mi­lhões de euros) o Northern Rock, banco na­ci­o­na­li­zado pelo Es­tado bri­tâ­nico em Fe­ve­reiro de 2008, quando se en­con­trava na fa­lência.

A ins­ti­tuição, que se afundou na sequência da crise do sub­prime nos EUA, foi salva à força de in­jec­ções mas­sivas de ca­pital por parte do Banco de In­gla­terra, es­ti­madas em 25 mil mi­lhões de li­bras (perto de 30 mil mi­lhões de euros).

Já na al­tura, o grupo Virgin, do mag­nata Ri­chard Branson, es­tava in­te­res­sado em ficar com o banco, mas não aceitou as con­di­ções de sa­ne­a­mento fi­nan­ceiro pro­postas pelo go­verno, as quais pas­savam pela emissão de tí­tulos de dí­vida ga­ran­tidos pelo Es­tado.

De­pois de na­ci­o­na­li­zado, o banco foi então di­vi­dido em duas ins­ti­tui­ções, uma para as ope­ra­ções de re­talho, cuja venda agora se con­cre­tiza, e outra para gerir os ac­tivos tó­xicos que con­ti­nuará sob a res­pon­sa­bi­li­dade do Es­tado.

Apesar do rui­noso ne­gócio para os co­fres pú­blicos, o mi­nistro das Fi­nanças, Ge­orge Os­borne, con­gra­tulou-se com este «pri­meiro passo no sen­tido de o con­tri­buinte deixar de ser dono de bancos».



Mais artigos de: Breves Europa

PSA elimina 6 mil postos<br>de trabalho

O grupo automóvel francês Peugeot-Citroen anunciou, dia 15, a supressão de seis mil postos de trabalho na Europa, dos quais cinco mil em França. O plano, que visa realizar uma poupança de 800 milhões de euros em 2012, atinge em particular o sector de investigação e...